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SEO Google - Integração dos Conhecimentos


Quando falamos em SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de busca), muitas vezes é confundido com uma simples técnica de programação ou um "script" que o desenvolvedor possa simplesmente copiar e colar em seu site. Na realidade, é muito mais complexo que isso e exige muito conhecimento sobre o assunto para avaliar como aplicar técnicas de SEO em seu projeto.

SEO consiste no conjunto das seguintes técnicas:
- Técnica de programação do site;
- Qualidade do conteúdo;
- Técnica de redação do conteúdo;
- Interatividade com a comunidade digital.
Os mecanismos de busca modificam seus critérios de classificação e indexação constantemente. Em primeiro lugar, para não permitir que programadores criem técnicas para colocar os sites no topo das pesquisas artificialmente. E em segundo lugar para sempre melhorar a qualidade de busca feita pelo visitante. Então, está cada vez mais difícil de realizar este tipo de trabalho com resultados efetivos e praticamente impossível de garantir a exibição de um determinado site em primeiro lugar na pesquisa orgânica ou até na primeira página. Tem que pensar neste tipo de trabalho ou estratégia de divulgação a médio/longo prazo.

Vou falar um pouco sobre cada questão para o assunto ficar um pouco mais claro.

Técnica de programação:

Existem alguns critérios de programação importantes para o site ter uma boa indexação junto aos mecanismos de busca, como:
- Utilização de meta tags (os tipos de meta tags também sofrem modificações em sua importância com cada mecanismo de busca);
- Técnica de programação de layout. Neste caso, não faz muita diferença se a programação é feita em "tableless" ou tabelas. O importante é não ter muitos tags HTML para programar seu layout;
- Utilização de pequenos detalhes na programação, como h1, h2 tags e parâmetros alternativos de imagens;
- E muitos outros detalhes e técnicas de programação.

Qualidade do conteúdo:

O objetivo dos mecanismos de busca é sempre de retornar a melhor pesquisa para o visitante chegar ao objetivo com o menor número de cliques. Os algoritmos construídos pelos mecanismos de busca ao longo destes 15 a 20 anos de desenvolvimento, são verdadeiros sistemas de inteligência artificial. Possivelmente, passarão num teste de Turing em algum momento no futuro, não muito distante.

Por este motivo, estes algoritmos estão adotando critérios objetivos e lógicos para avaliar a qualidade do seu conteúdo. Lembre-se: estes algoritmos não são construídos somente por programadores. São elaborados por engenheiros, matemáticos, lingüistas, profissionais de comunicação, entre outros tipos de profissionais.

Técnica de Redação de Conteúdo

Novamente, os parâmetros mudam constantemente. Por isso, é sempre bom se atualizar sobre estes parâmetros. Existem diversas técnicas para elaboração do conteúdo que devem ser levados em consideração, como quantidade de palavras por paginação de conteúdo, quantidade de vezes que a palavra que deseja ser a mais importante na indexação apareça no site, a quantidade de vezes que esta palavra apareça no primeiro e segundo parágrafo, além de diversos outros parâmetros. Ou melhor, se for elaborar o conteúdo por conta própria, pesquise sobre estas questões antecipadamente. Ou procure um profissional especializado em elaboração de conteúdo para web, muitas vezes chamados de webwritters ou webwritting.

Interatividade Com o Mundo Digital

Outro importante fator que ajuda seu site na melhor indexação das pesquisas é a quantidade de interatividade que seu site possui com outros sites, portais, fóruns e redes sociais. Um dos grandes critérios que os mecanismos de busca adotam para avaliar a importância do seu site é a quantidade de links de outras fontes apontando para o seu site. A lógica por trás deste critério é que se você é muito "referenciado" sobre um determinado assunto, significa que seu site é importante e tem conteúdo confiável.
Porém, pelo incrível que possa parecer, o link apontando para seu site também é avaliado. Ou melhor, não basta você "trocar" milhares de espaço para banners (você coloca o banner em seu site de quem colocar o seu) para aumentar significativamente a quantidade de links apontando para seu site. Aliás, este tipo de prática possivelmente piora a sua indexação nos mecanismos de busca. A qualidade do link é importante, como o próprio ranqueamento do site que está apontando para seu site. Além do contexto em que seu site é citado.

No caso da participação em fóruns ou redes sociais, a qualidade do conteúdo vinculado ao seu perfil ou link também é levado em consideração, mesmo que o conteúdo fique fora do seu site. Cuidado com conteúdo de má qualidade apenas para aumentar o seu volume de interatividade com o mundo digital, pois pode prejudicar sua indexação.

Como pode ver, a divulgação por SEO está se tornando cada vez mais multidisciplinar e requer bastante tempo e acompanhamento para obter um resultado efetivo. Muitas vezes pode sair mais em conta fazer uma divulgação paga através de links patrocinados.
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